04/07/2013

Como fazer lousa decorada

Ache uma ideia muito legal no site da Capricho sobre como fazer uma lousa decorada para recados e resolvi aqui no blog. É fácil e simples! Dá pra desenhar e anotar recados e fica super fofo. 


Você vai precisar de: 


01 – Uma moldura oval, do tamanho que você preferir (encontrada em lojas para artesanato, por em média R$10)



02 – Tinta esmalte fosco preta, encontrada em qualquer loja de materiais para construção (uma lata pequena custa por volta de R$20, mas dá para pintar muitas coisas. A dica é convidar as amigas para fazer também, assim vocês podem dividir os gastos).

03 – Tinta para artesanato branca
04 – Cola branca
05 – Um pote plástico e descartável
06 – Um rolinho de espuma para pintura
07 – Lixa fina para madeira
08 – Estêncil para pintura com o desenho que você escolher (encontrado em lojas de artesanato)
09 – Pincéis




Modo de fazer:


Primeiramente, forre o espaço que for usar com jornal, depois lixe a moldura e o fundo da lousa com a lixa fina. Passe um pano seco para tirar o pó.


Coloque um pouco da tinta esmalte fosco preta no pote plástico (como essa tinta é permanente, é importante que o pote seja descartável). Espalhe com o rolinho e pinte o fundo da moldura. Espere secar e repita.  É legal dar pelo menos duas camadas de tinta, para ficar bem preto.

Essa tinta demora um pouco para secar, mas você pode acelerar o processo com secador de cabelos. Outra dica é pintar tanto a frente quanto o verso do fundo da moldura, para o acabamento ficar mais bonito.


Com a tinta branca e pincel, pinte toda a moldura da lousa. Espere secar e repita. Se você achar que ainda não ficou bem branca, aplique uma terceira.

Depois de seca a tinta branca, posicione o estêncil e preencha os desenhos (nesse caso, bolinhas) com tinta preta. Vá fazendo isso até completar toda a volta.


Depois de tudo bem sequinho, vire a moldura ao contrário e aplique cola branca na borda que segura o fundo e cole, já pintado de preto.


Pronto! Esse foi só um exemplo, mas você pode fazer do seu jeitinho e com as cores que quiser.
PS: O ideal é que se espere pelo menos uma semana para que a tinta preta seque completamente antes de começar a escrever e apagar o giz!

0 comentários:

Postar um comentário